em linha
barra colorida (4535 bytes)barra colorida (4535 bytes)

Funcionamento da lista de debates - regras em uso

  1. A lista é uma lista não moderada, isto é, as mensagens são enviadas directamente pelos membros para o servidor "Majordomo", que se encarrega de as reenviar a todos os membros; não há qualquer intervenção do administrador da lista no seu reenvio.
  2. Se as condições de evolução da lista o justificarem, a lista poderá passar a ser moderada, porventura por um colectivo de meia dúzia de membros.
  3. As mensagens são rigorosamente privadas, no sentido em que são dirigidas exclusivamente aos membros da lista, sendo ilegítima a sua divulgação ou publicação em qualquer outro meio que não sejam os correios e os restantes meios próprios da Ciberjus.
  4. A responsabilidade pelos conteúdos veiculados pelas mensagens é dos respectivos expedidores.
  5. Está rigorosamente afastada a hipótese de mensagens anónimas: todas as mensagens devem ser assinadas pelos respectivos subscritores e o seu endereço de correio electrónico não deverá estar disfarçado ou não identificável.
  6. Pedimos aos membros que nas respostas a anteriores mensagens não reproduzam a totalidade da mensagem a que se responde, reproduzindo, se se quiser, apenas a parte da mensagem primitiva mais relacionada com a mensagem de resposta; com isso conseguir-se-á a troca de mensagens menos volumosas e mais fáceis de carregar pelos equipamentos menos potentes.
  7. Sugerimos que as mensagens enviadas para a lista não sejam exageradamente longas, sem prejuízo da liberdade de expressão dos membros, que muito prezamos.
  8. Pedimos aos membros que enviem à Lista apenas os correios com conteúdos que possam ter algum interesse geral - no caso de se ter suscitado uma questão interessante mas de âmbito reduzido sugerimos que o debate prossiga em correios privados dos membros, através de uma simples mailing list.
  9. Pedimos aos membros o uso de alguma contenção e serenidade nas mensagens enviadas à Lista, sem prejuízo da sua forma de se expressarem - mas tendo sempre em atenção que se estão a dirigir a cerca de 570 Juristas de todo o Globo que se tratam com amabilidade, espírito de entre-ajuda e amizade.
  10. O administrador da lista reserva-se a faculdade/dever de excluir da lista o membro que violar com gravidade alguma das regras internas adoptadas.
  11. . Os correios colectivos são enviados para o endereço ciberjus2@trl8.net .

Voltar